top of page

Acervo Biblioteca NEAB Carolina Maria de Jesus

  • Foto do escritor: FERNANDA MIRANDA DA CRUZ
    FERNANDA MIRANDA DA CRUZ
  • 6 de abr.
  • 2 min de leitura

Cara comunidade acadêmica,


É com imensa alegria que trazemos ao conhecimento de todas/todos a criação do acervo de livros NEAB - Carolina Maria de Jesus e a aquisição de mais de 200 obras relativas às relações étnico-raciais, história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, processos de racialização das diferenças bem como obras de autores negros, negras e indígenas.

O projeto de pesquisa e aquisição das obras teve como objetivo atender a Política de Promoção de Equidade e Igualdade Étnico-racial, Prevenção e Combate ao Racismo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conforme a resolução CONSU UNIFESP 212/2021 e as leis n° 10.639/2003 e nº 12.711/2012.

Este projeto é resultado do trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), sob coordenação das profas. Ana Maria do Espírito Santo e Fábia Ribeiro, em parceria com o projeto Acesso, Mobilidade e Educação no Bairro dos Pimentas (Projeto AME), coordenado pela profa. Fernanda Cruz, e com a biblioteca Otávio Rangel de Souza, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Campus Guarulhos, durante a coordenação de Caio Batista da Silva e, em continuidade, sob a coordenação de Patrícia Helena Gomes da Silva. 

No momento, o material bibliográfico está em fase de patrimônio e catalogação e estará futuramente disponível para consulta e circulação.

O  acervo NEAB - Carolina Maria de Jesus foi adquirido no quadro do projeto Acesso, Mobilidade e Educação, coordenado pela profa. Fernanda Cruz (Departamento de Letras/UNIFESP) com recursos de emenda parlamentar 202339050006, de Indicação Deputado Federal Alencar Santana. Valor da aquisição dos livros: R$14.455,74.


Com nossos melhores cumprimentos,


Fernanda Miranda da Cruz (Projeto AME/UNIFESP)

Ana Maria do Espírito Santo Slapnik (NEAB/ UNIFESP)

Fábia Ribeiro (NEAB/UNIFESP)

Patrícia Helena Gomes da Silva (Biblioteca Otávio Rangel de Souza/ UNIFESP)




Comments


bottom of page